segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Cidade Saúde" Está Doente

O município de Guarapari, acostumado a receber turistas de todo o país no verão, agora está sendo obrigado a aturar uma visita nada agradável após as águas de março: o mosquito da dengue. Os casos notificados da doença no estágio clássico já chegam a 1.260 desde janeiro deste ano. Já o tipo mais grave da dengue, a hemorrágica, somam quatro notificações e duas mortes sob suspeita. A família do ajudante de pedreiro Leandro Schneider Silva, que mora no bairro Santa Margarida, três pessoas pegaram dengue: a mulher, a mãe e o padrasto dele.


Nesta segunda-feira (28), todos estavam recebendo soro no Centro de Hidratação da Dengue de Guarapari, montado desde o dia 5 de abril no centro da cidade. Leandro conta que está com medo por ser a primeira vez que a família pega a doença.“Na quarta-feira minha esposa pegou, na quinta foi a minha mãe e agora o meu padrasto. Eles estão com dor de cabeça, febre, dor no pescoço e por todo o corpo. Estão todos aqui no Centro de Hidratação tomando soro. A gente fica com medo porque nunca pegamos (SIC) dengue, vamos ver no que vai dar”, disse Silva, receoso.



O médico pneumonologista Carlos Augusto Mattos Rocha, que estuda a dengue há 15 anos, considera que Guarapari sofre uma epidemia e disse que falta vontade política no combate à dengue. “A epidemia aqui é igual a do país inteiro. Falta projeto de saúde global, inclusive um projeto que beneficie o combate à dengue.

Nenhum comentário: